Root

Root é um jogo estratégico de conquista e engenhosidade para 2 a 4 jogadores, ambientado em uma floresta vibrante e cheia de vida. Os jogadores assumem papéis únicos e assimétricos, cada um representando facções distintas que lutam pelo controle do território. A Marquise de Cat, uma presença autoritária, busca dominar a floresta, explorando seus recursos e impondo seu domínio. Em resposta, a Aliança, composta por diversas criaturas nativas, planeja resistir e reverter essa opressão, utilizando táticas de guerrilha e alianças estratégicas. Além disso, os vagabundos, com suas habilidades especiais, oferecem suporte a quem prometer recompensas mais atraentes, atuando como agentes livres em meio ao conflito. Com um design inovador, Root combina elementos de estratégia, negociação e combate, onde cada decisão pode alterar o destino da grande floresta. As cartas multifuncionais enriquecem a jogabilidade, permitindo novas estratégias e reviravoltas a cada partida. Complexidade: 3,76 / 5 (BGG 04/05/2023) ************************************************************************** Indicado ao Prêmio Ludopedia Jogo Expert do Ano 2019 Indicado ao Prêmio Ludopedia Jogo Expert do Ano 2019 - Voto Popular **************************************************************************

Índice de Conteúdo
- Como Jogar
- Dicas para Jogar
- Mecânicas do Jogo
- Componentes do Jogo
- Informações Adicionais

Como jogar Root

No Root, cada jogador escolhe uma facção com habilidades únicas. Essas facções têm objetivos específicos para vencer o jogo, então é essencial entender as forças e fraquezas de cada uma.

A Aliança tem como foco a rebelião, espalhando simpatia e realizando revoltas. Acumular bases e suportes é crucial para ganhar pontos de vitória.

A Marquise de Cats busca controle territorial, construindo fábricas e recrutando tropas pelo mapa. Gerir recursos e proteger construções são prioridades.

A Dinastia das Águias foca em expandir seu território e cumprir decretos. A ordem das ações é crítica, pois um descuido pode levar à queda do governo.

Os Vagantes têm missões personalizadas e atuam individualmente. Concluir missões e acumular itens te ajudam a avançar no jogo.

Compreender a dinâmica de batalha também é vital. Saber quando se engajar ou evitar confrontos impacta diretamente suas chances de vitória.

Use cartas sabiamente para maximizar suas vantagens. Elas oferecem habilidades e bônus que podem reverter situações complexas.

Comunicação e negociação com outros jogadores podem efetivamente influenciar o desfecho do jogo, tornando alianças temporárias uma estratégia válida.

Objetivo Principal

O principal objetivo do jogo de tabuleiro Root é conquistar e manter o controle do território na floresta através da utilização estratégica das habilidades únicas de cada uma das diferentes facções que compõem o jogo, como a Marquise de Cat, a Aliança dos Bosques, a Dinastia das Aves e outros; cada facção possui condições de vitória distintas, incentivando táticas de jogo assimétricas e dinamismo contínuo na luta pelo domínio da floresta, com o jogador precisando adaptar-se constantemente às ações dos oponentes para alcançar a vitória.

Dicas para jogar Root

Veja algumas dicas para sair melhor no jogo Root:

  • Domine a sua facção entendendo bem suas habilidades e limitações.
  • Mantenha-se atento às cartas e seus efeitos, elas podem mudar o rumo do jogo.
  • Use o terreno a seu favor; algumas facções se beneficiam mais em certos tipos de terreno.
  • Observe as jogadas dos adversários para antecipar seus movimentos e estratégias.
  • Foque em seus objetivos de vitória, mas esteja pronto para se adaptar conforme o jogo avança.
  • A cooperação e negociação podem ser cruciais, especialmente em jogos com múltiplos jogadores.
  • Equilibre entre expandir seu território e consolidar suas posições já conquistadas.

Vídeo sobre o Jogo

Mecânicas de Root

Mecânicas do Jogo Root

  • Influência/Maioria na Área: No jogo Root, cada facção busca controlar clareiras no tabuleiro, estabelecendo prédios e fichas de presença. O domínio de uma clareira é determinado pela quantidade de peças presentes; ter mais peças que as facções adversárias garante o controle, permitindo ações exclusivas e a obtenção de pontos por turno.
  • Gerenciamento de Mãos: Cada jogador gerencia uma mão de cartas que representam ações, reforços, ou efeitos estratégicos. Saber quais cartas manter, descartar, ou jogar em determinado momento é crucial para a estratégia de longo prazo e otimização de recursos e ações disponíveis.
  • Movimento de Área: Os jogadores movem suas peças de uma clareira para outra. O movimento é governado por caminhos conectados e é limitado pelas regras de dominância de clareiras e restrições impostas por certas cartas ou habilidades especiais das facções.
  • Jogadores com Diferentes Habilidades: Cada facção tem habilidades e condições de vitória únicas. Por exemplo, a Dinastia das Aves tem uma programação de ações sequencial que deve ser obedecida rigidamente, enquanto a Aliança dos Rebeldes cresce em poder através da subversão e revoltas.
  • Movimento Ponto-a-Ponto: As peças se movem entre pontos conectados no mapa, que são as clareiras. O movimento de uma peça de uma clareira à outra é fundamental para o controle de áreas e a eficácia das ações ofensivas ou defensivas.
  • Rolagem de Dados: A rolagem de dados é usada para resolver combates. Atacante e defensor rolam cada um um dado, com resultados que variam de zero a três, determinando o número de acertos em batalhas, ajustado pelo número de guerreiros disponíveis.
  • Fila de Ações: A fila de ações é evidente na mecânica das Aves, onde o jogador deve posicionar cartas em seu "Decreto" e executá-las em uma ordem específica toda vez que sua vez se inicia, causando desafios estratégicos de cumprimento contínuo.
  • Recuperação de Ação: Durante o jogo, os jogadores podem ter certos turnos que permitem a recuperação de ações, como reabastecer cartas ou reorganizar unidades, garantindo a possibilidade de reestabelecer a força ou reorganizar estratégias.
  • Corrida: A progressão do jogo pode ser vista como uma corrida para alcançar o objetivo de pontos de vitória. Jogadores competem para atingir um determinado número de pontos, executando ações que maximizam a eficiência e o ganho de pontos a cada turno.
  • Fim por Morte Súbita: Em certas condições, como o completo desencadeamento do "Decreto" das Aves ou o sucesso total de uma revolução, o jogo pode terminar abruptamente, resultando em uma vitória instantânea de uma facção devido ao cumprimento de objetivos específicos.
  • Preparação Variável: No início do jogo, a preparação das facções varia, com diferentes arranjos de unidades, cartas iniciais, e locais de posicionamento no tabuleiro, garantindo que cada partida de Root comece com desafios e oportunidades únicos.

COmponentes do jogo Root

Veja abaixo todos os itens presente no jogo Root:

  • 93 tokens [4 Marcadores de pontos de vitória, 1 Fortaleza do Marques, 8 Madeiras do Marques, 18 Construções do Marques (6x serrarias, 6x oficinas, 6x recrutar), 7 Poleiros das Águias, 10 Simpatias da Aliança, 3 Construções da Aliança (Raposa, Rato, Coelho), 3 Marcadores de relacionamento do Malandro]
  • 2 dados
  • 4 Tabuleiros de facção
  • 56 Meeples (25 Marques, 20 Águias, 10 Aliança da floresta, 1 Malandro)
  • 98 Cartas: 54 Deck compartilhado (14x Aves, 14x Raposas, 13x Ratos, 13x Coelhos), 4 Líderes Águia, 2 Vizir Águias, 3 Personagens do Malandro, 15 Missões (5x Raposas, 5x Ratos, 5x Coelhos), 16 Visão geral (4 de cada facção), 4 Exemplos/setup
  • 3x Livro/Folha de regras
  • 23 itens [7 Iniciais (S) (tocha, saco, bota, besta, martelo, espada, chaleira), 4 Ruínas (R) (saco, bota, martelo, espada), 12 Itens fabricáveis (2x saco, 2x bota, 1x besta, 1x martelo, 2x espada, 2x chaleira, 2x moedas), 4 Ruínas, 12 Marcadores de inverno (4x Raposas, 4x Ratos, 4x Coelhos)]
  • 1 Tabuleiro dupla face

Informações Adicionais

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