Guerra do Anel (Segunda Edição)

Guerra do Anel (Segunda Edição) é um jogo estratégico para dois jogadores, onde um assume o papel dos Povos Livres da Terra-média, enquanto o outro controla as forças da Sombra sob o comando de Sauron. No início da partida, os Povos Livres estão hesitantes em se unir contra a escuridão e precisam ser convencidos por figuras como Gandalf, antes de se lançarem à luta. O objetivo do jogo varia: Sauron busca conquistar cidades e fortalezas para garantir uma vitória militar, enquanto a real esperança dos Povos Livres reside na missão do Portador do Anel, que deve atravessar a Terra-média em direção à Montanha da Perdição para destruir o Um Anel. Sauron, desconhecendo as intenções da Sociedade do Anel, tenta localizar o precioso Anel, forçando os heróis a enfrentar uma série de perigos em sua jornada. O jogador que controla os Povos Livres deve gerenciar a proteção de Frodo e Sam, enquanto também tenta mobilizar a sociedade e as nações livres contra os exércitos da Sombra. Apenas equilibrando essas necessidades o jogador pode evitar que a Terra-média caia sob o domínio de Sauron antes que o Portador do Anel complete sua missão. O jogo utiliza um sistema de rolagem de dados de Ação, onde cada dado representa uma ação que pode ser conduzida durante o turno. A combinação dos resultados dos dados determina as possibilidades de movimento, recrutamento de tropas, e interação política. Além disso, os dados são fundamentais para adquirir e jogar cartas de Eventos, que introduzem situações narrativas que fogem das regras normais, proporcionando ao jogo reviravoltas inesperadas e permitidos de ações especiais, alterando o rumo das batalhas. Complexidade: 4,20 / 5 (BGG 12/04/2023)

Índice de Conteúdo
- Como Jogar
- Dicas para Jogar
- Mecânicas do Jogo
- Componentes do Jogo
- Informações Adicionais

Como jogar Guerra do Anel (Segunda Edição)

Comece separando os componentes do jogo e organize-os conforme o manual. Certifique-se de que todos os jogadores tenham acesso ao tabuleiro e às miniaturas correspondentes às facções que irão controlar.

Escolha quem será o jogador das Sombras e quem será o jogador dos Povos Livres. Distribua as cartas de Evento e as miniaturas de cada lado. Coloque as peças iniciais no tabuleiro conforme indicado no livro de regras.

No seu turno, role os dados de Ação. Use os resultados para realizar ações permitidas como movimentar exércitos, iniciar batalhas, movimentar a Sociedade do Anel, ou jogar cartas de Evento.

As cartas de Evento fornecem habilidades especiais ou modificam regras temporariamente. Lembre-se de que cada facção tem seu próprio deck de cartas que trazem vantagens específicas.

Para vencer como jogador das Sombras, você precisa conquistar um número específico de cidades e fortalezas dos Povos Livres. Como jogador dos Povos Livres, sua vitória pode ser alcançada levando a Sociedade do Anel até Mordor e destruindo o Um Anel.

Caso a Sociedade seja corrompida, ou os Povos Livres percam suas fortalezas suficientes, os jogadores das Sombras vencem.

Durante o jogo, gerencie suas tropas, planeje cuidadosamente suas movimentações, e use as cartas estrategicamente para maximizar suas vantagens e minimizar seus pontos fracos.

Objetivo Principal

O principal objetivo do jogo "Guerra do Anel" (Segunda Edição) é conquistar a vitória através do equilíbrio entre estratégias militares e diplomáticas, onde as Forças das Sombras tentam dominar a Terra Média ou corromper o Portador do Anel, enquanto os Povos Livres buscam reunir seus exércitos para resistir ao avanço inimigo, proteger o Portador do Anel e, eventualmente, destruir o Um Anel ao lançá-lo na Montanha da Perdição.

Dicas para jogar Guerra do Anel (Segunda Edição)

Veja algumas dicas para sair melhor no jogo Guerra do Anel (Segunda Edição):

  • Priorize controlar locais estratégicos, como Dol Guldur e Helm's Deep, para ganhar pontos de vitória rápidos.
  • Use cartas de evento sabiamente, pois algumas podem virar o jogo se bem utilizadas.
  • Gerencie bem suas tropas e recursos; avanços impensados podem deixar suas defesas vulneráveis.
  • Como Sauron, foque em corromper a Comitiva do Anel para aumentar suas chances de vitória.
  • Para a Sociedade, esconder-se nas sombras e evitar confrontos diretos pode ser crucial para o sucesso.
  • Considere a possibilidade de desviar a atenção do inimigo com movimentações iscas.
  • Consolide seu controle nas fortalezas; elas são cruciais para manter posições a longo prazo.

Vídeo sobre o Jogo

Mecânicas de Guerra do Anel (Segunda Edição)

  • Influência / Maioria na Área: Esta mecânica permite ao jogador controlar regiões e influenciar facções do jogo. O controle de áreas estratégicas pode alterar a habilidade de recrutar tropas, movimento e desencadear eventos especiais. Oponentes competem para obter maioria em áreas importantes para obter vantagens significativas.
  • Rolagem de Dados: Os dados são rolados para determinar os tipos de ações que um jogador pode realizar em seu turno. Cada face do dado representa uma possível ação, como movimentar tropas, recrutar unidades ou mobilizar exércitos, introduzindo um elemento de sorte na estratégia geral do jogador.
  • Campanha / Batalhas Dirigidas por Cartas: Durante batalhas, jogadores usam cartas para adicionar modificadores, habilidades especiais ou para influenciar os resultados do combate. Cada carta traz uma tática ou evento específico que pode mudar o rumo de uma batalha, criando uma camada de estratégia adicional durante o conflito.
  • Resolução de Conflitos por Cartas: Cartas são usadas para resolver combates e conflitos, com jogadores escolhendo estrategicamente quais cartas jogar em diferentes situações. Esta mecânica adiciona elementos de blefe e previsão, pois os jogadores precisam antecipar as ações dos oponentes ao escolher suas próprias cartas.
  • Eventos: Cartas de evento representam momentos significativos e desenvolvimentos narrativos do mundo de "O Senhor dos Anéis". Esses eventos podem mudar drasticamente a direção do jogo, introduzindo novas regras temporárias, afetando unidades no tabuleiro ou alterando o estado político das nações.
  • Gerenciamento de Mãos: Jogadores devem administrar eficientemente suas cartas de mão, que contêm ações, eventos e poderes especiais. Decidir quando e como usar essas cartas é crucial para maximizar seus efeitos e minimizar as consequências negativas das jogadas do oponente.
  • Movimento Oculto: Esta mecânica é usada principalmente pela Sociedade do Anel, permitindo seu movimento secreto pelo tabuleiro. O objetivo é alcançar Mordor sem ser detectado pelas forças da Sombra, adicionando uma camada de tensão e estratégia furtiva ao jogo.
  • Pontos de Movimento: Determinam quantas unidades ou regiões podem ser movimentadas por turno. A gestão eficiente dos pontos de movimento é crucial para avançar exércitos estratégicos, realizar ataques e alcançar objetivos antes que o oponente possa reagir.
  • Simulação: O jogo recria a atmosfera e narrativa de "O Senhor dos Anéis", com elementos históricos e personagens recriados em suas funções e capacidades específicas. A simulação ajuda os jogadores a se imergirem no mundo da Terra-média e cria interações próximas das vistas na literatura.
  • Preparação Variável: Os jogadores podem configurar o tabuleiro e as condições iniciais de maneiras diferentes a cada jogo. Isso garante uma experiência nova e personalizável em cada partida, com diferentes estratégias e desafios baseados na configuração escolhida.
  • Jogo em Equipe: Guerra do Anel pode ser jogado em equipes, com uma divisão entre os povos livres e as forças da sombra. Isso valoriza a cooperação e a coordenação de estratégias compartilhadas entre os membros da equipe, aumentando a complexidade e o envolvimento na tomada de decisões.

COmponentes do jogo Guerra do Anel (Segunda Edição)

Veja abaixo todos os itens presente no jogo Guerra do Anel (Segunda Edição):

  • 1 Manual de Instruções
  • 2 Ajuda ao Jogador
  • 1 Tabuleiro dobrável em duas partes
  • 6 Dados de Ação da Aliança Livre
  • 10 Dados de Ação da Sombra
  • 5 Dados de Combate de seis faces
  • 10 Cartas de Heróis (Personagens dos Livres)
  • 1 Carta do Gollum
  • 3 Cartas de Lacaios (Personagens da Sombra)
  • 96 Cartas de Evento (em quatro maços de 24 cartas)
  • 205 Miniaturas de plástico representando exércitos e Personagens da Guerra do Anel
  • 76 Marcadores de papelão:
    • 24 Peças de Busca (16 Normais e 8 Especiais)
    • 6 Representações de Exército
    • 3 Marcadores de Anéis Élficos
    • 1 Marcador de Corrupção
    • 7 Marcadores de Heróis
    • 1 Marcador de Aragorn, Herdeiro de Isildur
    • 1 Marcador de Gandalf, o Branco
    • 1 Indicador de Progresso da Sociedade
    • 8 Marcadores Políticos
    • 20 Marcadores de Domínio sobre Colônias
    • 2 Marcadores de Pontos de Vitória
    • 2 Insígnias de Jogador Principal (para 3 ou 4 jogadores)

Informações Adicionais

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