Five Tribes

Em Five Tribes, você é um viajante audacioso que se aventura na mística cidade-estado de Naqala, onde o eterno legado do Sultanato está em jogo. Após a morte do sultão, o poder vago atrai intrusos que, como você, almejam conquistar a influência sobre a lendária terra. Com a ajuda das cinco tribos - Assassinos, Sábios, Construtores, Comerciantes e Vizires - você deve navegar por um campo de alianças e rivalidades, moldando o destino dessa terra mágica. Criado por Bruno Cathala, Five Tribes reinventa o conceito de alocação de trabalhadores ao utilizar meeples já dispostos no tabuleiro. Em um jogo que combina estratégia e tática, sua missão é mover essas tribos de maneira astuta entre as aldeias, mercados, oásis e locais sagrados. Cada decisão de onde, como e quando se mover impacta diretamente sua chance de domínio. Embora as regras sejam acessíveis, a profundidade estratégica exigirá que você pense além do óbvio, manipulando as tribos para criar desvantagens para os adversários, enquanto se prepara para convocar poderosos Gênios que fortalecerão sua posição. Prepare-se para um jogo que exige tanto astúcia quanto estratégia, explorando um mundo rico em lore e desafios. Complexidade: 2,85 / 5 (BGG 04/05/2023) ***************************************************************** Vencedor do Prêmio Ludopedia Jogo Expert do Ano 2018 - Voto Popular Indicado ao Prêmio Ludopedia Jogo Expert do Ano 2018 *****************************************************************

Índice de Conteúdo
- Como Jogar
- Dicas para Jogar
- Mecânicas do Jogo
- Componentes do Jogo
- Informações Adicionais

Como jogar Five Tribes

No início do jogo, distribua aleatoriamente as meeples nos tiles do tabuleiro. Cada tile receberá três meeples. Você deve planejar seus movimentos para capturar combinações que ofereçam a melhor vantagem.

Na sua vez, escolha um tile com meeples e mova-os em sequência, deixando um meeple em cada tile adjacente ao longo do caminho. O último meeple deve ser colocado em um tile que contenha uma cor igual. Você coletará todos os meeples dessa cor do último tile.

Usar meeples azuis permite comprar cartas de mercadorias, que podem ser vendidas em coleções por mais pontos. Os meeples verdes, ou vizires, acumulam diretamente pontos de vitória.

Quando você captura meeples amarelos, obtém mercadores que também dão pontos no final do jogo. Os meeples vermelhos podem ser usados para eliminar mercenários e controlar tiles importantes.

Durante o jogo, use os camelos para marcar tiles controlados. O controle de um tile pode dar bônus adicionais, então escolha bem onde colocá-los.

Adquira cartas de Djinn quando possível. Eles oferecem habilidades especiais que podem virar o jogo a seu favor. Explore suas habilidades únicas para maximizar sua estratégia.

Observe atentamente as ações dos oponentes. Antecipe seus movimentos e evite criar oportunidades favoráveis para eles.

Planeje cada turno pensando em longo prazo. Ajuste sua estratégia conforme o tabuleiro muda, otimizando a coleta de mercadorias e o uso dos djinns e meeples.

Objetivo Principal

O principal objetivo do jogo Five Tribes é acumular mais pontos de vitória do que os outros jogadores, o que pode ser alcançado através da manipulação estratégica de meeples no tabuleiro, controle de tiles, uso de cartas de Djinns para obter habilidades especiais e coleta de mercadorias. A jogabilidade envolve planejamento tático ao mover meeples entre tiles para ativar suas habilidades e adquirir recursos, maximizando o potencial de pontuação antes que acabe o jogo.

Dicas para jogar Five Tribes

Veja algumas dicas para sair melhor no jogo Five Tribes:

  • Priorize a cor de Meeple Aladdin nas primeiras rodadas para aproveitar habilidades especiais e colecionar mais gênios.
  • Use os mercadores para trocar mercadorias quando faltarem poucas peças para completar sets valiosos.
  • Avalie constantemente o tabuleiro para identificar movimentos que muitos jogadores possam ignorar.
  • Conquistar ladrões pode ser crucial para eliminar meeples de cores importantes dos oponentes.
  • Planeje suas jogadas o mais antecipadamente possível para minimizar as opções dos outros jogadores.
  • Use as cartas de gênio com um planejamento estratégico, considerando não só os pontos que eles dão, mas as habilidades que podem oferecer vantagens futuras.
  • Nunca subestime o valor de zerar a iniciativa, especialmente quando se aproximar das rodadas finais.

Vídeo sobre o Jogo

Mecânicas de Five Tribes

  • Colecionar Conjuntos: Os jogadores adquirem cartas e peças durante o jogo que fazem parte de coleções. Completar conjuntos específicos de cartas ou peças oferece pontos de vitória adicionais, incentivando a estratégia de buscar combinações lucrativas.
  • Leilão / Lances: No início de cada rodada, os jogadores participam de um leilão para determinar a ordem do turno. Eles usam moedas para fazer seus lances, adicionando uma camada estratégica importante ao jogo ao balancear o quanto estão dispostos a gastar para garantir uma posição desejada.
  • Tabuleiro Modular: O tabuleiro é composto por várias peças representando o Sultanato de Naqala, e sua configuração pode ser alterada a cada partida. Isso garante variabilidade e novas estratégias a cada jogo, já que a disposição dos tiles influencia as possibilidades táticas.
  • Jogadores com Diferentes Habilidades: Certos elementos do jogo permitem que jogadores obtenham habilidades únicas ou aumentem sua influência, como o uso dos Djinns, que concedem poderes variados e exclusivos a seus detentores.
  • Mancala: A principal mecânica do jogo, onde os jogadores pegam todas as peças de um tile e as distribuem uma a uma nos tiles adjacentes. A peça final determina a ação que o jogador poderá realizar. Esta mecânica exige planejamento para otimizar jogadas.
  • Leilão: Lances Restritos: Durante as fases de leilão, os jogadores têm opções limitadas no que podem oferecer, e escolhas cuidadosas devem ser feitas para não gastar recursos desnecessariamente ou permitir que um oponente obtenha uma vantagem.
  • Bônus de Fim de Jogo: No final da partida, jogadores recebem pontos adicionais com base em certos critérios, como a quantidade de dinheiro acumulado ou a presença de adicionais colecionáveis, que incentivam o planejamento a longo prazo.
  • Pontos de Vitória Ocultos: Durante o jogo, os pontos de vitória de cada jogador podem não estar completamente claros para os oponentes, uma vez que muitos são registrados secretamente, introduzindo um elemento de incerteza e ajustamento de estratégias entre os jogadores.
  • Toma Essa: Certos elementos permitem jogadores interferirem diretamente nos planos dos oponentes, como bloquear caminhos ou capturar meeples essenciais, acrescentando uma dose de interação direta e competição.
  • Grade com Quadrados: O tabuleiro é organizado em uma grade de quadrados onde as ações ocorrem, permitindo um leque de movimentações estratégicas e a necessidade de adaptar movimentos conforme a situação do jogo evolui.
  • Pontos de Vitória como Recurso: Moedas e outros elementos que garantem pontos de vitória também funcionam como moeda de troca na mecânica de leilão, desafiando os jogadores a balancear o uso imediato versus a acumulação para final de jogo.
  • Preparação Variável: A configuração inicial do jogo pode variar, incluindo a distribuição aleatória de peças nos tiles, oferecendo um começo diferente em cada partida e forçando adaptação das estratégias iniciantes.
  • Ordem do Turno: Leilão: No início de cada rodada, os jogadores escolhem suas posições de turno através de um leilão, onde a ordem do turno pode ser crucial para executar estratégias preferenciais antes dos adversários.

COmponentes do jogo Five Tribes

Veja abaixo todos os itens presente no jogo Five Tribes:

  • 1 Saco de tecido
  • 12 Palmeiras de madeira
  • 22 Cartas de gênios
  • 10 Palácios de madeira
  • 30 Tiles (18 vermelhos e 12 azuis)
  • 2 conjuntos de 11 camelos e 2 marcadores de turno
  • 90 Meeples das tribos (18 azuis, 20 brancos, 18 verdes, 16 amarelos, 18 vermelhos)
  • 54 Cartas de recursos (36 mercadorias e 18 faquires)
  • 1 Marcador de ordem do Turno
  • 1 Bloco de pontuação final
  • 96 Moedas de ouro (48 valem 5 e 48 valem 1)
  • 2 conjuntos de 8 camelos e 1 marcador de turno
  • 1 Marcador de ordem do Leilão
  • 5 Folhas Resumos dos Turnos/Gênios

Informações Adicionais

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