Five Tribes
Em Five Tribes, você é um viajante audacioso que se aventura na mística cidade-estado de Naqala, onde o eterno legado do Sultanato está em jogo. Após a morte do sultão, o poder vago atrai intrusos que, como você, almejam conquistar a influência sobre a lendária terra. Com a ajuda das cinco tribos - Assassinos, Sábios, Construtores, Comerciantes e Vizires - você deve navegar por um campo de alianças e rivalidades, moldando o destino dessa terra mágica. Criado por Bruno Cathala, Five Tribes reinventa o conceito de alocação de trabalhadores ao utilizar meeples já dispostos no tabuleiro. Em um jogo que combina estratégia e tática, sua missão é mover essas tribos de maneira astuta entre as aldeias, mercados, oásis e locais sagrados. Cada decisão de onde, como e quando se mover impacta diretamente sua chance de domínio. Embora as regras sejam acessíveis, a profundidade estratégica exigirá que você pense além do óbvio, manipulando as tribos para criar desvantagens para os adversários, enquanto se prepara para convocar poderosos Gênios que fortalecerão sua posição. Prepare-se para um jogo que exige tanto astúcia quanto estratégia, explorando um mundo rico em lore e desafios. Complexidade: 2,85 / 5 (BGG 04/05/2023) ***************************************************************** Vencedor do Prêmio Ludopedia Jogo Expert do Ano 2018 - Voto Popular Indicado ao Prêmio Ludopedia Jogo Expert do Ano 2018 *****************************************************************Artistas: Clément Masson;
Designers: Bruno Cathala;
Data: 2014
Nota: 8.7
Mecânicas: Bônus de Fim de Jogo, Colecionar Conjuntos, Grade com Quadrados, Jogadores com Diferentes Habilidades, Leilão / Lances, Leilão: Lances Restritos, Mancala, Ordem do Turno: Leilão, Pontos de Vitória como Recurso, Pontos de Vitória Ocultos, Preparação Variável, Tabuleiro Modular, Toma Essa
Temas: Cultura Oriental, Fantasia, Mitologia
Índice de Conteúdo
- Como Jogar
- Dicas para Jogar
- Mecânicas do Jogo
- Componentes do Jogo
- Informações Adicionais
OBJETIVO DO JOGO
Dicas para jogar
Veja algumas dicas para sair melhor no jogo Five Tribes:
- Priorize a cor de Meeple Aladdin nas primeiras rodadas para aproveitar habilidades especiais e colecionar mais gênios.
- Use os mercadores para trocar mercadorias quando faltarem poucas peças para completar sets valiosos.
- Avalie constantemente o tabuleiro para identificar movimentos que muitos jogadores possam ignorar.
- Conquistar ladrões pode ser crucial para eliminar meeples de cores importantes dos oponentes.
- Planeje suas jogadas o mais antecipadamente possível para minimizar as opções dos outros jogadores.
- Use as cartas de gênio com um planejamento estratégico, considerando não só os pontos que eles dão, mas as habilidades que podem oferecer vantagens futuras.
- Nunca subestime o valor de zerar a iniciativa, especialmente quando se aproximar das rodadas finais.
Vídeo sobre o Jogo
Mecânicas DO JOGO
- Colecionar Conjuntos: Os jogadores adquirem cartas e peças durante o jogo que fazem parte de coleções. Completar conjuntos específicos de cartas ou peças oferece pontos de vitória adicionais, incentivando a estratégia de buscar combinações lucrativas.
- Leilão / Lances: No início de cada rodada, os jogadores participam de um leilão para determinar a ordem do turno. Eles usam moedas para fazer seus lances, adicionando uma camada estratégica importante ao jogo ao balancear o quanto estão dispostos a gastar para garantir uma posição desejada.
- Tabuleiro Modular: O tabuleiro é composto por várias peças representando o Sultanato de Naqala, e sua configuração pode ser alterada a cada partida. Isso garante variabilidade e novas estratégias a cada jogo, já que a disposição dos tiles influencia as possibilidades táticas.
- Jogadores com Diferentes Habilidades: Certos elementos do jogo permitem que jogadores obtenham habilidades únicas ou aumentem sua influência, como o uso dos Djinns, que concedem poderes variados e exclusivos a seus detentores.
- Mancala: A principal mecânica do jogo, onde os jogadores pegam todas as peças de um tile e as distribuem uma a uma nos tiles adjacentes. A peça final determina a ação que o jogador poderá realizar. Esta mecânica exige planejamento para otimizar jogadas.
- Leilão: Lances Restritos: Durante as fases de leilão, os jogadores têm opções limitadas no que podem oferecer, e escolhas cuidadosas devem ser feitas para não gastar recursos desnecessariamente ou permitir que um oponente obtenha uma vantagem.
- Bônus de Fim de Jogo: No final da partida, jogadores recebem pontos adicionais com base em certos critérios, como a quantidade de dinheiro acumulado ou a presença de adicionais colecionáveis, que incentivam o planejamento a longo prazo.
- Pontos de Vitória Ocultos: Durante o jogo, os pontos de vitória de cada jogador podem não estar completamente claros para os oponentes, uma vez que muitos são registrados secretamente, introduzindo um elemento de incerteza e ajustamento de estratégias entre os jogadores.
- Toma Essa: Certos elementos permitem jogadores interferirem diretamente nos planos dos oponentes, como bloquear caminhos ou capturar meeples essenciais, acrescentando uma dose de interação direta e competição.
- Grade com Quadrados: O tabuleiro é organizado em uma grade de quadrados onde as ações ocorrem, permitindo um leque de movimentações estratégicas e a necessidade de adaptar movimentos conforme a situação do jogo evolui.
- Pontos de Vitória como Recurso: Moedas e outros elementos que garantem pontos de vitória também funcionam como moeda de troca na mecânica de leilão, desafiando os jogadores a balancear o uso imediato versus a acumulação para final de jogo.
- Preparação Variável: A configuração inicial do jogo pode variar, incluindo a distribuição aleatória de peças nos tiles, oferecendo um começo diferente em cada partida e forçando adaptação das estratégias iniciantes.
- Ordem do Turno: Leilão: No início de cada rodada, os jogadores escolhem suas posições de turno através de um leilão, onde a ordem do turno pode ser crucial para executar estratégias preferenciais antes dos adversários.
COmponentes do jogo
Veja abaixo todos os itens presente no jogo Five Tribes:
- 1 Saco de tecido
- 12 Palmeiras de madeira
- 22 Cartas de gênios
- 10 Palácios de madeira
- 30 Tiles (18 vermelhos e 12 azuis)
- 2 conjuntos de 11 camelos e 2 marcadores de turno
- 90 Meeples das tribos (18 azuis, 20 brancos, 18 verdes, 16 amarelos, 18 vermelhos)
- 54 Cartas de recursos (36 mercadorias e 18 faquires)
- 1 Marcador de ordem do Turno
- 1 Bloco de pontuação final
- 96 Moedas de ouro (48 valem 5 e 48 valem 1)
- 2 conjuntos de 8 camelos e 1 marcador de turno
- 1 Marcador de ordem do Leilão
- 5 Folhas Resumos dos Turnos/Gênios
Informações Adicionais
- Link Ludopedia: https://ludopedia.com.br/jogo/five-tribes
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