Magic: The Gathering

Magic: The Gathering é um jogo de cartas colecionáveis lançado em 1993, criado pelo matemático Richard Garfield e publicado pela Wizards of the Coast. Desde seu lançamento, o jogo conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo, estabelecendo um novo paradigma no universo dos jogos de estratégia e fantasia. No jogo, os participantes assumem o papel de Planeswalkers, poderosos magos que se enfrentam em duelos mágicos em busca de vitória e domínio. Cada jogador inicia a partida com 20 pontos de vida e um deck contendo no mínimo 60 cartas, que podem incluir criaturas, feitiços e terrenos, essenciais para gerar mana—o recurso utilizado para lançar mágicas. A dinâmica de jogo é rica e baseada em táticas, onde os jogadores alternam turnos para comprar cartas, jogar terrenos e conjurar criaturas ou feitiços, sempre considerando a estratégia do oponente. As cartas são classificadas em diferentes tipos, cada uma com habilidades únicas que podem alterar drasticamente a condição de batalha. Além disso, é possível bloquear ataques e utilizar magias para proteger-se ou causar dano ao oponente. Magic: The Gathering possui uma variedade de formatos de jogo, cada um trazendo suas próprias regras e estilos de jogo. O formato Padrão, por exemplo, restringe os jogadores a cartas lançadas recentemente, enquanto o Modern permite um leque mais amplo de coleções. O Legacy, por sua vez, inclui cartas de todas as edições anteriores, proporcionando uma imersão profunda na vasta história do jogo. Um dos formatos mais intrigantes é o Commander, jogado em grupos de quatro. Nele, cada jogador escolhe uma criatura lendária como comandante e deve compor um deck com 100 cartas, garantindo que cada carta tenha um nome distinto, exceto os terrenos básicos. Essa regra promove uma construção de deck única e desafiante, resultando em partidas longas, que frequentemente oferecem reviravoltas emocionantes. As cartas de Magic: The Gathering são conhecidas não só pela jogabilidade, mas também pela qualidade das ilustrações, criadas por artistas renomados, que atraem não apenas jogadores, mas colecionadores em todo o mundo. Com mais de 17.000 cartas disponíveis, o jogo oferece infinitas possibilidades de personalização e estratégia, tornando cada duelo uma experiência única e envolvente.

Idade 13 + 35 min 2 a 4 jogadores

Artistas: Miao Aili; Randis Albion

Designers: Richard Garfield; Devin Low

Data: 1993

Nota: 8.2

Mecânicas: Criação de Baralho, Eliminação de Jogadores, Gerenciamento de Mãos, Toma Essa

Temas: Fantasia

Índice de Conteúdo
- Como Jogar
- Dicas para Jogar
- Mecânicas do Jogo
- Componentes do Jogo
- Informações Adicionais

Como jogar Magic: The Gathering

Cada jogador começa com 20 pontos de vida e um deck de pelo menos 60 cartas. O objetivo é reduzir a vida do oponente a zero.

Cartas de terreno são usadas para gerar mana, que é necessário para jogar outras cartas. Cada turno, você pode baixar um terreno.

Existem cinco cores de mana: branco, azul, preto, vermelho e verde. Cada uma tem suas características e estilos de jogo únicos.

Você pode jogar criaturas, encantamentos, artefatos, feitiços e mágicas instantâneas. Criaturas atacam e bloqueiam, enquanto outras cartas modificam o jogo de várias maneiras.

O jogo segue uma sequência de fases: fase inicial, fase principal, fase de combate, segunda fase principal e fase final. Cada fase tem subetapas específicas.

Durante a fase de combate, você declara quais criaturas atacarão. O oponente decide quais criaturas bloquearão. O dano é calculado com base na força e resistência das criaturas envolvidas.

Mágicas instantâneas podem ser jogadas a qualquer momento, mesmo no turno do seu oponente, permitindo reações estratégicas.

A ordem das cartas em seu cemitério e no campo de batalha pode afetar o jogo. Algumas habilidades e cards interagem diretamente com essas zonas de jogo.

Mantenha o controle dos pontos de vida de maneira clara e use tokens ou marcadores, se necessário, para representar criaturas ou efeitos temporários.

Objetivo Principal

O principal objetivo do jogo Magic: The Gathering é reduzir os pontos de vida do oponente de 20 para zero usando uma combinação estratégica de cartas que representam criaturas, feitiços, artefatos e terrenos, que os jogadores utilizam para atacar, defender e manipular o fluxo do jogo em suas rodadas.

Dicas para jogar Magic: The Gathering

Veja algumas dicas para sair melhor no jogo Magic: The Gathering:

  • Estude as mecânicas de seus decks. Compreender sinergias internas aumenta suas chances de vitória.
  • Priorize o balanceamento de terrenos. Garanta que seu deck tenha a quantidade certa de terrenos para suportar suas cartas mágicas.
  • Ajuste seu sideboard de acordo com as tendências do metagame. Adaptar-se às novas ameaças é crucial para o sucesso.
  • Proteja suas cartas chave com feitiços de proteção ou anulações. Isso pode ser decisivo em momentos críticos do jogo.
  • Pratique a leitura da mão do oponente. Tentar antecipar suas jogadas pode fornecer uma valiosa vantagem estratégica.
  • Acompanhe as atualizações do jogo. Estar a par dos lançamentos de novas expansões e mecânicas é fundamental.
  • Não subestime cartas de custo baixo. Elas podem oferecer valor e utilidade dependendo da situação tática.
  • Participe de comunidades online. Trocar experiências e estratégias pode enriquecer sua compreensão do jogo.

Vídeo sobre o Jogo

Mecânicas de Magic: The Gathering

  • Gerenciamento de Mãos: Esta mecânica foca na eficiência com que um jogador utiliza e mantém as cartas em sua mão ao longo do jogo. Os jogadores devem decidir quais cartas jogar, manter ou descartar, estrategicamente. A habilidade de aumentar o número de cartas na mão (draw) ou reduzir as opções do oponente (discard) influencia diretamente as estratégias de controle do jogo. Cartas com habilidades de "draw" permitem ao jogador ter mais recursos disponíveis, enquanto habilidades de "discard" forçam o oponente a perder cartas valiosas ou reduzir suas opções táticas.
  • Toma Essa (conhecida normalmente como "Burn"): Foca em causar dano direto, geralmente através de magias instantâneas ou feitiços que atingem diretamente os pontos de vida de um oponente ou seus permanentes. Esta mecânica é crucial para decks agressivos, que visam reduzir rapidamente os pontos de vida do oponente. Exemplos clássicos incluem cartas como "Lightning Bolt", que causam dano direto e são usadas para controlar o tabuleiro ou finalizar jogos rapidamente.
  • Criação de Baralho: Refere-se à construção estratégica do deck antes de começar o jogo. Isso envolve a seleção consciente de terrenos, criaturas, magias e outros tipos de cartas para criar um baralho coeso e eficiente. Cada deck deve conter ao menos 60 cartas, equilibrando tipos de cartas e o custo de mana para garantir jogabilidade. A sinergia entre as cartas é essencial, e jogadores podem buscar maximizar certas estratégias, como aggro, controle ou combo, guiados pelas cores de mana e habilidades disponíveis.
  • Eliminação de Jogadores: Tática focada em reduzir os pontos de vida dos oponentes a zero ou forçá-los a perder por outros meios, como exaurir suas cartas no baralho (milling). Esta mecânica é crítica em partidas multiplayer e pode ser alcançada por diversos métodos, incluindo combate com criaturas, ou utilizando combos que criam situações de vitória inevitável. Certos efeitos ou habilidades, como "poison counters", também oferecem formas alternativas de eliminar jogadores sem depender exclusivamente de dano direto.

COmponentes do jogo Magic: The Gathering

Veja abaixo todos os itens presente no jogo Magic: The Gathering:

  • Deck básico com 60 cartas

Informações Adicionais

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