Quais as Verdadeiras Regras do Uno?

O Uno é um jogo de cartas clássico, amado por pessoas de todas as idades devido à sua simplicidade e diversão. No entanto, com o passar do tempo, algumas regras “caseiras” e variações se infiltraram nas mesas de jogo, criando confusão sobre quais são as verdadeiras regras. Neste artigo, vamos esclarecer as regras oficiais do Uno e desmistificar algumas crenças comuns.

Regras Fundamentais do Uno

  • Objetivo do Jogo: Ser o primeiro jogador a se livrar de todas as suas cartas.
  • Distribuição de Cartas: Cada jogador recebe 7 cartas no início do jogo.
  • Jogando Cartas: Os jogadores devem combinar a carta do topo da pilha de descarte por cor, número ou símbolo.
  • Cartas de Ação:
    • +2: O próximo jogador compra duas cartas e perde a vez.
    • Inverter: Inverte a ordem de jogo.
    • Pular: O próximo jogador perde a vez.
    • Coringa: O jogador escolhe a cor que continuará a rodada.
    • +4 (Coringa): O jogador escolhe a cor e o próximo jogador compra quatro cartas e perde a vez.
  • “Uno!”: O jogador deve anunciar “Uno!” quando tiver apenas uma carta na mão. Se não o fizer e for pego, deve comprar duas cartas.
  • Fim do Jogo: O jogo termina quando um jogador se livra de todas as suas cartas. Os pontos das cartas restantes nas mãos dos outros jogadores são somados e atribuídos ao vencedor da rodada.

O que não é permitido?

Veja abaixo o que não é permitido em partidas oficiais e nas regras oficiais de uno:

  • Não se pode empilhar cartas de +2 ou +4: Jogar um +2 em cima de outro +2 ou um +4 em cima de um +4 não é permitido. A regra oficial exige que o próximo jogador compre as cartas e passe a vez.
  • Não se pode jogar uma carta fora da sua vez: Cada jogador deve esperar sua vez para jogar uma carta. Jogar fora da sua vez é contra as regras.
  • Não se pode alterar a cor de uma carta Curinga depois de jogada: Quando você joga uma carta Curinga, deve escolher uma nova cor, e não pode mudar essa escolha depois.
  • Não se pode usar uma carta Curinga para mudar a cor sem justificar: Você deve anunciar a cor que está escolhendo quando joga uma carta Curinga.
  • Não se pode jogar uma carta se não corresponder ao número ou cor da carta no topo da pilha: A carta que você jogar deve corresponder ao número ou cor da carta no topo da pilha de descarte, a menos que seja uma carta Curinga.
  • Não se pode falar durante o turno dos outros jogadores: As regras oficiais não permitem que os jogadores falem ou comentem sobre as jogadas dos outros durante seus turnos, exceto para anunciar “Uno” quando restar apenas uma carta.
  • Não se pode retirar uma carta que já foi jogada: Uma vez que uma carta é colocada na pilha de descarte, não pode ser retirada para uso posterior.
  • Não se pode modificar o baralho de cartas: Alterar o baralho com cartas não oficiais ou adicionar cartas não autorizadas não é permitido.

Mitos e Regras Falsas Comuns

Embora seja divertido adicionar variações caseiras, é importante lembrar que elas não fazem parte das regras oficiais e podem gerar confusão. Abaixo vamos ver quais regras caseiras são comuns e que costumam iniciar confusões e brigas:

Empilhar +2 e +4:  Falso – Um jogador só pode jogar um +2 ou +4 se tiver a carta correspondente na mão. Não é permitido empilhá-los para aumentar o número de cartas que o próximo jogador deve comprar.

Jogar +4 em qualquer momento: Falso – O +4 só pode ser jogado se o jogador não tiver nenhuma outra carta na mão que combine com a cor ou número da carta do topo da pilha de descarte.

Interromper o jogo com um Coringa: Falso – O Coringa não pode ser usado para interromper uma sequência de +2 ou +4.

“Uno!” antes da sua vez: Falso – O “Uno!” só pode ser anunciado na sua vez, antes de descartar sua penúltima carta.

Reverso sobre +2 ou +4 – Alguns jogadores permitem que uma carta de Reverso seja jogada em cima de um +2 ou +4, invertendo a direção do jogo e forçando o jogador anterior a comprar as cartas.

7-0″: Quando alguém joga um 7, todos os jogadores trocam de mão na direção escolhida pelo jogador do 7. Quando um 0 é jogado, todos os jogadores passam suas mãos para o jogador seguinte na direção do jogo.

Ficar Calado: Em algumas versões caseiras do Uno, os jogadores não podem falar durante certas partes do jogo, como quando jogam uma carta especial.

Bater a mão: Essa regra caseira envolve os jogadores baterem a mão na pilha de descarte ou na mesa quando uma carta específica é jogada.

Comprar até jogar

  • Regra Falsa: Se um jogador não tem uma carta jogável, ele deve continuar comprando cartas até encontrar uma que possa jogar.
  • Regra Oficial: Nas regras oficiais, um jogador só precisa comprar uma carta, e se não puder jogá-la, passa a vez.

Curinga de cor obrigatória

  • Regra Falsa: Se um jogador joga uma carta Curinga (sem ser o +4), ele deve jogá-la na cor que ele já tem na mão.
  • Regra Oficial: Nas regras oficiais, o jogador pode escolher qualquer cor ao jogar um Curinga.

Conclusão

Ou seja, se você está brigando durante uma partida de Uno para dizer que uma regra não existe, provavelmente você está correto! Infelizmente aqueles que tentam ser justos acabam sendo taxados de chato.

Compartilhe com seu amigo encrenqueiro que gosta de inventar regras no Uno, para que ele nunca mais faça isso novamente! Combinado?

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